O que esperar do Intercom Nacional 2025? Confira as novidades da edição
- Nucleo Integrado de Comunicação NIC
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

A 48ª edição do Intercom traz uma proposta ainda mais abrangente e inclusiva para 2025. O evento será realizado na FAESA Centro Universitário e no Sesc Glória, com a programação distribuída entre os dois locais. Consolidado como o maior evento científico de Comunicação da América Latina, o congresso reunirá estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da área para discutir os principais desafios e apresentar avanços nas áreas.
A edição tem como tema central “(Re)pensar a Comunicação – ensino, pesquisa e extensão”, convidando os congressistas a refletir sobre os impactos das transformações tecnológicas, sociais e acadêmicas na área, além de incentivar o fortalecimento da pesquisa científica em diálogo com o mercado comunicacional e a sociedade.
O Intercom Nacional será realizado em duas etapas, ampliando o acesso e democratizando a participação. A etapa remota, realizada entre os dias 11 e 16 de agosto, contará com sessões virtuais ao vivo (palestras, painéis, fóruns), apresentações de trabalhos, interação com avaliadores e colegas.
A etapa presencial, acontecerá de 1º a 5 de setembro com uma programação completa para o compartilhamento de conhecimento, com apresentação de trabalhos, conferências, encontros de grupos de pesquisa e eventos culturais. O evento será realizado na sede da FAESA Centro Universitário, que está preparada para receber congressistas de todas as regiões do país.

Na programação oficial, o público encontrará 32 Grupos de Pesquisa (GPs), que apresentam debates sobre ensino, políticas de comunicação, tecnologia e diversos outros campos com apresentações de artigos e projetos acadêmicos. Além disso, o Intercom Júnior, voltado para estudantes de graduação, busca incentivar a iniciação científica e a formação crítica na trajetória acadêmica.
Entre as novidades da edição 2025, o 10º Colóquio Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação, que acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro, possui destaque durante a etapa presencial do congresso. O Colóquio ocorre de maneira bienal desde 2004. A proposta é fortalecer o intercâmbio acadêmico internacional e promover um espaço de diálogo entre pesquisadores brasileiros e norte-americanos sobre os desafios contemporâneos da comunicação.
O Ciclo de Memória propõe revisitar a trajetória histórica do congresso ao longo de suas 48 edições. A iniciativa, que ocorrerá no Sesc Glória, busca valorizar a memória institucional do evento que celebra os marcos da pesquisa e os pesquisadores da área. Com exposições, rodas de conversa e encontros com nomes que ajudaram a construir a história do evento, o ciclo convida os participantes a refletirem sobre o passado, o presente e o futuro da área, fortalecendo o vínculo entre gerações e reafirmando o papel do congresso como espaço de construção coletiva do conhecimento.
Entre as atrações da etapa presencial, o Palco Aberto Intercom promoverá momentos de integração cultural para os congressistas, nos dias 2 a 5 de setembro, sempre no horário do almoço. O espaço receberá apresentações artísticas e performances realizadas pelos próprios participantes, oferecendo visibilidade às expressões culturais.
Além da programação científica, o Intercom 2025 também será uma oportunidade de vivenciar o intercâmbio entre diferentes culturas e realidades do Brasil, tanto no evento quanto fora. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer a cidade de Vitória, sede da edição presencial, que oferece o cenário ideal para esse encontro. As paisagens litorâneas, a culinária única e a diversidade da capital capixaba se transformam em parte da experiência do evento, conectando o acadêmico com a história e vivência local.
Mais do que um congresso, o Intercom 2025 se consolida como um ponto de encontro entre ideias e realidades distintas da Comunicação. Participar do evento é ter acesso a uma ampla rede de troca de conhecimentos, formação acadêmica qualificada, reconhecimento institucional e oportunidade de construir conexões que podem transformar trajetórias.
Texto: Amanda Miranda
(aluna de 4º período do curso de Jornalismo - FAESA)
Edição: Fernanda Sant'Anna
(assistente de comunicação do LACOS)
Imagem da Home (Capa): Guilherme Lessa
(aluno de 5º período do curso de Publicidade e Propaganda (FAESA)
Comentários