Na FAESA e Sesc Glória, o 4º dia do Intercom é movimentado com debates, homenagens e lançamentos
- Nucleo Integrado de Comunicação NIC
- 4 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de set.
O dia 4 de setembro foi marcado por mais um dia intenso de programação no Intercom 2025. As atividades envolvem debates acadêmicos, encontros culturais e premiações. Pela manhã, das 8h às 12h e novamente no período da tarde, das 14h às 18h, ocorreram as Sessões dos Grupos de Pesquisa Intercom, sob coordenação geral de Iluska Coutinho (UFJF/Intercom), nas salas de aula da FAESA.
Ainda no turno da manhã, das 9h às 12h, o Ciclo de Memórias Ciências da Comunicação prestou homenagem à professora Marialva Barbosa, reunindo nomes como Vanessa Maia (UFSJ), Herica Lene (UFRB) e Ana Regina Rêgo (UFPI), com mediação de Sonia Virginia Moreira (Uerj/UFMS). O encontro foi realizado no Centro Cultural Sesc Glória.
No horário do almoço, das 12h às 14h, os congressistas prestigiaram o Palco Aberto Intercom, com apresentações culturais realizadas por estudantes coordenadas por Márcia Guena (Uneb/Intercom), também no campus da FAESA.
À tarde, das 14h às 17h, o Ciclo de Memórias Ciências da Comunicação retornou com uma homenagem ao professor Fernando Ferreira de Almeida. A mesa contou com Adolpho Queiroz, Ariane Pereira (Unicentro/Intercom), Claudia Moura (USP/Intercom) e João Carlos Picolin (Claretianos). O encontro foi sob mediação de Daniela Ota (UFMS/Intercom). A atividade também aconteceu no Centro Cultural Sesc Glória.
A partir das 17h, o público presente pode participar do Publicom – Sessão de Lançamento de Livros, coordenada por Nara Scabin (PUC Minas/Intercom) e Ivanise Andrade (UFBA/Intercom). Encerrando o dia, às 18h30, ocorre a Cerimônia de Entrega dos Prêmios Luiz Beltrão, Intercom de Comunicação e Troféu José Marques de Melo 2025, também no Centro Cultural Sesc Glória, com coordenação geral de Márcia Guena (Uneb/Intercom).
Os Grupos de Pesquisa (GP) abordaram temas variados. Nesse dia, diversos GPs conseguiram se destacar nas apresentações como o GP Comunicação e Esporte, o GP Comunicação, Alteridade e Diversidade e o GP Publicidade e Propaganda. No esporte, os alunos ressaltaram temas como autorrepresentação de atletas paralímpicos na mídia, imagens na ginástica artística feminina e a descentralização do consumo no futebol.
No GP Comunicação, Alteridade e Diversidade o papel das mulheres no jornalismo foi destaque. Além disso, o grupo de pesquisa buscou abordar temas mais sensíveis, a exemplo da radicalização de jovens e os riscos da misoginia no ambiente digital. Já no GP de Publicidade e Propaganda, a inovação em campanhas e análise de brandings dominaram os debates. A construção de narrativas para fortalecer uma marca e a comunicação de embalagens de medicamentos são alguns exemplos.
Fotos por Natan de Oliveira
Texto: Vitória Fernandes
(aluna de 4º período do curso de Jornalismo - FAESA)
Edição: Amanda Miranda
(aluna de 4º período do curso de Jornalismo - FAESA)
Comentários