top of page

Tema central dos Congressos de 2025 já está definido

  • Foto do escritor: Nucleo Integrado de Comunicação NIC
    Nucleo Integrado de Comunicação NIC
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de abr.


Foto: produção equipe local Intercom Nacional com auxilio de IA.
Foto: produção equipe local Intercom Nacional com auxilio de IA.

As reflexões, provocações, debates e estudos feitos nos Congressos promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) acompanham as transformações, necessidades e propósitos da comunidade acadêmica da área ano a ano. Assim, se em 2024, as discussões se voltaram às mudanças sociais desencadeadas pela tecnologia e seu reflexo no cumprimento social do papel da Comunicação, em 2025, as indagações vão refletir sobre o próprio universo comunicacional.


Isso porque os cinco congressos regionais e o Intercom Nacional – já definido para ocorrer no Centro Universitário FAESA, em Vitória, no Espírito Santo – , terão como temática central “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”. Conforme o presidente da entidade, Juliano Domingues (UPE/UNICAP), a decisão pela temática é fruto de um processo de participação ativa da comunidade Intercom.


“Tivemos um amplo processo de escuta que passa pelos integrantes do Intercom Júnior (IJs) e de Grupos de Pesquisa (GPs), ouvidos pelos seus coordenadores(as), pela Diretoria Executiva e pelos Conselhos Fiscal e Curador. A ideia é capturar com maior fidelidade possível a agenda, aquilo que, para a comunidade, seja entendido como o mais relevante neste momento. Essa é a tentativa”, pontua Juliano.


A partir do acolhimento às considerações e apontamentos dos membros(as) da entidade, a definição do tema busca unir as discussões dos profissionais da área para uma reflexão coletiva, um pensar conjunto sobre a atualidade da área, seu rumo, produções, transformações, premissas e responsabilidades.


“O mundo tem passado por mudanças significativas, intensificadas nos últimos anos, com reflexos relevantes em várias dimensões da vida social, incluindo, claro, o mundo da produção do conhecimento. O propósito da Intercom ao trazer esse tema para 2025 é voltar o olhar para nós mesmos, é convidar a nossa comunidade a posicionar no centro do debate a reflexão crítica sobre o papel da Academia na sociedade, a partir do tripé pesquisa-ensino-extensão no campo da Comunicação”, adianta o presidente.


Desse modo, a programação de debates, mesas-redondas e paineis do Intercom Nacional 2025 terá como norte a discussão construtiva da Academia, com participação de todos os seus agentes: estudantes, pesquisadores(as), docentes e profissionais da área.

Todas as novidades, calendário de eventos, curiosidades e informações sobre os congressos da Intercom em 2025 serão divulgados nos canais oficiais da entidade. Por isso, continue acompanhando a Intercom, em seu site oficial e no Instagram.


 
 
 

Comments


bottom of page