Congressos de 2025 da Intercom debaterão o (re)pensar a comunicação
- Nucleo Integrado de Comunicação NIC
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de abr.

Pensar a comunicação como um campo abrangente é, em 2025, o propósito da Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Por isso mesmo, neste ano, tanto os congressos regionais quanto o congresso nacional tem como tema: “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”.
De acordo com o presidente da Intercom, Juliano Domingues (UPE/Unicap), o momento é oportuno e auxilia a refletir de maneira mais profunda sobre as delimitações do campo da comunicação, especialmente enquanto produtora de conhecimento científico, bem como suas possibilidades de expansão.
“A intenção dos congressos da Intercom este ano é fomentar o debate sobre a Comunicação a partir do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão e, com isso, reafirmar o papel indispensável do conhecimento produzido na Academia, em integração permanente com a vida das pessoas. A compreensão do mundo passa, cada vez mais e necessariamente, por variáveis próprias da área da Comunicação”, diz.
A visão sobre o tema durante os congressos auxilia ainda a complementar os questionamentos e a criticidade sobre a complexidade da área da comunicação. “Basta olhar ao redor ou ler as notícias. E para dar conta desse processo, bastante complexo, não se pode perder de vista a integração das dimensões Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais. Esse é o nosso desafio”, completa o presidente.
O tema é ainda uma retomada do que já foi discutido no I Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em 1978, em que foram tratadas questões acerca do Ensino Superior da Comunicação. Assim, mais de 40 anos depois, a constante necessidade de valorizar a comunicação e o mercado da área reforçam a preocupação da Intercom com os profissionais e pesquisadores que atuam na comunicação.
Para participar dessa extensa jornada de construção do conhecimento, pesquisadores(as), graduandos(as) e profissionais do mercado podem reservar as datas dos congressos regionais (cinco, no total) e do congresso nacional para enviar suas contribuições nos Grupos de Pesquisa da Intercom.
Além disso, também podem enviar trabalhos os graduandos e recém-graduados na Expocom.
Comments